Homepage    E-mail  
MAÇÃO, OLEIROS, PROENÇA-A-NOVA, SERTÃ E VILA VELHA DE RÓDÃO
Animais para adopção
Animais adoptados
 
Notícias
Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes - 13 de Maio de 2009

Inaugurado em 18 de Maio de 2009 o Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes (CIRAE) superou os objectivos inicialmente previstos relativamente às adopções dos animais.
 
                                                       
 
Em dez meses foram já 60 os animais que encontraram um novo lar, entre os quais 57 cães e três gatos, sendo que a maior incidência de adopção decorreu nos Concelhos de Proença-a-Nova e Sertã.
 
Neste Centro, que foi o primeiro da Beira Interior licenciado pela Direcção Geral de Veterinária, os animais têm ao seu dispor, para além de todas as condições que estão previstas, um espaço exterior, devidamente coberto, para que essencialmente os cães possam, juntamente com o tratador, sair à rua e passar algum tempo ao ar livre.
 
                                                       
 
A adopção de animais é sempre acompanhada das intervenções médicas legalmente obrigatórias e da respectiva identificação electrónica. O sítio da Internet www.espacoamigo.com tem funcionado como um dos principais veículos de informação sobre estes animais e recebeu já 1014 visitas.
 
Neste endereço é possível aceder à lista e respectivas fotografias dos animais que esperam um novo dono. A preocupação em recolher estes animais que estão ao abandono ultrapassa o problema da saúde pública e por isso estão a ser elaboradas campanhas de sensibilização que deverão decorrer junto das escolas e dos mais novos, já que muitas vezes são as crianças que pedem aos adultos para adoptar um animal.
 
                                                       
 
O CIRAE tem sede em Proença-a-Nova e é tutelado pelos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão. A gestão técnico-funcional é assegurada por um Corpo Técnico constituído pelos Médicos-Veterinários Municipais dos concelhos envolvidos, cabendo ao município de Proença-a-Nova a sua Direcção.